Os engenheiros
curitibanos Rômulo Troian e Lucas Stavitzki, apaixonados por discos de
vinil, viram no hobbie a possibilidade de criar um negócio. Em 2013,
tiveram a ideia de desenvolver uma rede social voltada para interessados
em vinil. Foram três anos até a ideia ser consolidada e colocada em
prática até que, em julho de 2016, lançaram a Luvnyl – www.luvnyl.com.
“Decidimos investir nessa ideia depois de percebermos o aumento do
interesse do público jovem pelo vinil e, ao mesmo tempo, a carência de
informações e a dificuldade dos colecionadores de encontrar os discos
que procuravam. Fizemos um trabalho de pesquisa minucioso e chegamos a
Luvnyl”, conta Rômulo.
Dessa
soma de fatores, veio a possibilidade do negócio. A rede funciona como
um espaço para troca de informações, mas também tem o objetivo de
aproximar compradores e vendedores. Além do cadastro de pessoas físicas,
a Luvnyl também possui uma área específica voltada para comércios, como
lojas e sebos. “Os pequenos comércios de discos têm um alcance, em
geral, local e não possuem estrutura para vendas online. Com a rede,
eles podem criar sua própria loja virtual, aumentando as vendas. Foi a
forma encontrada para ampliarmos as possibilidades de rentabilização da
rede.”
Troian
ressalta que o público-alvo são jovens com idades entre 18 e 35 anos –
que é o público que movimenta o comércio atual de vinil. “Temos um
público bastante jovem, interessado em resgatar essa tradição, e com
possibilidade de movimentar dinheiro com esse produto. A nossa intenção é
fomentar esse mercado e fazer com que ele cresça ainda mais.”
Para cadastrar-se na rede é necessário apenas registrar seus dados pessoais, suas preferências musicais e sua “lista de desejo”, marcando
os discos que têm interesse em trocar ou comprar e adicionar os amigos.
“A rede destaca-se por ser mais que uma plataforma que une vendedores e
compradores. Traz uma característica de rede social, promovendo troca
de informações e aproximando pessoas com o mesmo interesse”, explica
Rômulo Troian.
A rede já conta com 1500 usuários cadastrados e mais de 10 mil discos.
Cada participante atualiza sua página conforme o interesse:
compartilhar álbuns favoritos, encontrar grupos de discussão, vender e
comprar discos de outros amigos.
Da assessoria
Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário