quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Goiás Cidade Musical apresenta Zal Sissokho e Lucas Trigueiro

Foto: Divulgação
O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Rádio Nova Fogaréu promovem a penúltima edição do ano do projeto Goiás Cidade Musical na lua cheia do dia 16 de novembro, sábado, na cidade de Goiás.
A programação começa às 17h, com os Diálogos Musicais, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó. A atração artística, que recebe curadoria de Andréa Teixeira, marca o reencontro do músico senegalês-canadense Zal Sissokho e Lucas Trigueiro, também artista da música ancestral africana.

Os artistas

O senegalês-canadense Zal Sissokho, radicado em Montreal (Quebec), é mais conhecido por seu álbum de 2020, Kora Flamenca, uma exploração da fusão do kora africano com o flamenco espanhol, ganhador do 42˚ Prêmio Félix de Álbum de World Music. Este álbum também foi pré-selecionado para o Prêmio Juno 2021 na mesma categoria do World Music e ganhou o 16º Prêmio Canadense de Música Folclórica de Álbum de World Music.

Lucas Trigueiro (Sultana Records), natural de Belém, foi morar em Brasília e graduou-se na Berklee College of Music em Trilha Sonora e Engenharia Musical em Boston (2006). É um artista do flamenco, da música ancestral africana, intérprete de fados, produtor e engenheiro de musical. Estudou flamenco com os maestros Arturo Martinez, de Nova Iorque, e o brasileiro Flávio Rodrigues. Aprendeu a tocar kora (harpa africana) com o maestro Griot Zal Sissokho. É representante da região Centro-Oeste no projeto nacional Peña Flamenca Brasil.

Já gravou para mais de 130 artistas internacionais através do website www.fiverr.com/sultanarecords.

O repertório do duo inclui composições originais e clássicos Mandinka, modernizando sons ao mesmo tempo em que preserva a identidade de composições centenárias.

Serenata

 

Para encerrar a noite, às 23h começa a concentração no Largo do Rosário para o evento “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, que tem curadoria de Marlene Vellasco. A caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial será feita ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.

 

Serviço

Evento: Diálogos Musicais - Zal Sissokho e Lucas Trigueiro

Data: 16 de novembro

Horário: 17h e 21h30

Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, sede das Mulheres Coralinas, Rio Vermelho) e Instituto Biapó (Rua Dom Candido Penso, n. 25, qd. 12, lt. 1, Centro), respectivamente.

 

Evento: 11ª Serenata de 2024

Data: 16 de novembro

Horário: 23h

Local: Concentração no Largo do Rosário

Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Rádio Nova Fogaréu.

Apoio: Restaurante Flor de Ipê e Associação Mulheres Coralinas.

Nenhum comentário: